Agosto Dourado

Neste mês falamos de amamentação e aleitamento materno, vamos discutir o assunto?

REFLEXÕES DA DRA.

Dra. Marina Cassone

8/23/20231 min read

O mês de agosto é o mês destinado a amamentação, que é o padrão-ouro na alimentação dos recém-nascidos aos lactentes até 2 anos de idade!

Além de ser um alimento que garante ao bebê todos os nutrientes para que ele cresça adequadamente, ele é repleto de imunocomponentes que previnem doenças inflamatórias e infecciosas. O aleitamento é um meio eficaz de vínculo entre a mãe e o bebê e, também é economicamente sustentável e barato.

Ter conhecimento de todos estes benefícios é muito importante. Entretanto, saber como tornar viável a amamentação é igualmente essencial!

É garantida às mães 120 dias de licença e aos pais, 5 dias e em algumas empresas, é possível sair 1 hora mais cedo ou ter intervalos de 30 minutos nos períodos de manhã e a tarde para viabilizar o aleitamento. Assim como a constituição, uma rede de apoio extensa é imprescindível para que a mãe tenha condições de amamentar. Ter um pediatra que possa ser acionado em caso de dúvidas ou aflições, criar um ambiente calmo e acolhedor e estar presente são exemplos de como construir um suporte eficaz.

Por outro lado, caso o aleitamento não seja uma opção, sempre há uma saída! As fórmulas lácteas são ótimas substituições, garantindo o desenvolvimento e crescimento adequados ao bebê.

Considerando os desafios e as maravilhas que este período pode proporcionar, consultar um pediatra que transmita segurança e parceria no aleitamento materno é fundamental para tornar o processo tranquilo e gostoso, como deve ser!

Agende uma consulta comigo
Dra. Marina Cassone | Pediatra e Gastropediatra